quinta-feira, 9 de outubro de 2008

MTL-DI realiza duas ocupações em Goiás

Por Coordenação Estadual – Goiás

Na madrugada desta quinta-feira 09/10, o MTL-DI (Movimento Terra Trabalho e Liberdade - Democrático e Independente) realizou duas ocupações no estado de Goiás. Ambas as fazendas foram tidas como improdutivas pelas vistorias do INCRA, mas tentam manobras para escapar da desapropriação.

A primeira ocupação foi no município de Faina, onde 100 famílias ocuparam a 'Fazenda de Cima' . A fazenda tem uma área de 3000 ha e foi subdividida, com objetivo de fugir da improdutividade. Tendo conseguido fazer a subdivisão só após a vistoria realizada pelo INCRA, onde ficou constatada sua improdutividade, a proprietária entrou com recurso alegando que a fazenda era menor que 15 módulos fiscais, limite mínimo permitido para desapropriação. Além disto a proprietária cometeu crime ambiental, pois vários caminhões de madeira são tirados todos os dias do local.

No município de Goiás, 80 famílias ocuparam uma fazenda do Grupo Guarany. A Fazenda tem cerca de 3000 ha e é totalmente improdutiva, como comprovou a vistoria realizada pelo Incra. A proprietária entrou com recurso alegando que um grupo de posseiros já estão escriturados,com isto reduzindo o tamanho da fazenda. Pura esperteza, para sair dos níveis de improdutividade.

Por isso ocupamos as fazendas, para denunciar que elas são improdutivas e precisam ser destinadas à reforma agrária. Enquanto o governo mantiver esta legislação atrasada que só protege aos grandes latifundiários, a reforma agrária não avançará e as ocupações são necessárias para denunciar este governo que não tem a coragem de enfrentar a bancada ruralista e mudar a legislação, para que se faça uma reforma agrária de verdade.

Coordenação Estadual do MTL-DI/Goiás Fones: (62) 30937572 / (62) 84126373.

Nenhum comentário:

Postar um comentário