"Educação Popular e a conquista do poder real dos trabalhadores"
Belém, dia 29/1/2009, na UFPA Profissional, Pavilhão Dp, Sala 12, turno 2.
Um sonho que une a todos os que lutam por uma sociedade mais justa, sem exploração e sem opressão, pelo fim do domínio de uma minoria. Queremos nossa TERRA LIVRE para dela extrair os alimentos e conviver em harmonia com a Natureza. Precisamos da nossa TERRA LIVRE para proporcionar cultura e lazer à juventude, trabalho e dignidade aos homens e mulheres do campo e da cidade.
É com esses objetivos simples e importantes que estamos lançando nossa TERRA LIVRE, movimento popular do campo e da cidade. Achamos que é possível reunir todos os que queiram se juntar para enfrentar as injustiças, o domínio espoliador do capital sobre a humanidade e erigir uma nova sociedade.
Estamos construindo um movimento social e político independente, nas lutas dos sem-terra e dos marginalizados da cidade, baseado na ação direta de nosso povo. Construimos esse movimento sem desprezar nenhuma forma de luta, auto-sustentado por experiências de gestão coletiva do trabalho, da moradia, do transporte, da educação e da cultura.
TERRA LIVRE se propõe a lançar a semente deste novo projeto, aglutinando a juventude, os trabalhadores, os despossuídos, a terceira idade, os intelectuais, enfim, homens e mulheres que abracem uma proposta libertadora. Desde já nos somamos aos esforços de outros movimentos e organizações que também lutam pela transformação da sociedade.
Para conhecer um pouco melhor as idéias e o método de ação (ainda embrionários) que desenvolvemos em nossas experiências de luta no campo e na cidade, estamos convidando todos que queiram participar da oficina “Educação Popular e a conquista do poder real dos trabalhadores”, a realizar-se no dia 29/1, na UFPA Profissional, Pavilhão Dp, Sala 12, turno 2.